lunes, 26 de octubre de 2009

Como la Cigarra / Como a Cigarra

E a Negra foi embora para seguir cantando chacareras no céu, e deleitando aos anjos com sua inigualável voz.
Mercedes Sosa era única - embora agora vai acontecer como sempre quando um artista popular morre, que todos se penduram das tetas (como diria Moria Casán) e dizem que era a melhor, que não terá outra igual e essas coisas - eu cheguei à conclusão que era única faz apenas 3 anos quando pude vê-la ao vivo no Rosarium de Palermo. Arrepiei desde que ela começou cantar e lembro que estive toda a noite como flutuando da emoção a flor de pele, e até cheguei a chorar comovida sem saber muito bem por que sua voz me produzia esse efeito/afeto tão especial.
De todas as músicas que tenho escutado saindo de sua privilegiada garganta, minha favorita sempre tem sido "Como a Cigarra". Escrita por uma verdadeira grande como Maria Elena Walsh (UMA SENHORA ESCRITORA, sim, assim com maiúsculas) em 1972, fala da resistência e da luta com uma metáfora tão natural e tenra que todos podem entender.
Mercedes a incluiu pela primeira vez no álbum "Mercedes Sosa na Argentina" que se gravou ao vivo em sua volta ao país, e que estranhamente nunca gravou em versão de estúdio.
Desde aqui podem encontrar várias opções para descarregar este álbum completo.


Tantas vezes me mataram
Tantas vezes morri
Entretanto estou aqui
Ressuscitando
Dou graças à desgraça
E à mão com punhal
Porque me matou tão mal
E segui cantando

Cantando ao sol como a cigarra
Depois de um ano debaixo da terra
Igual que sobrevivente
Que volta da guerra.

Tantas vezes me apagaram
Tantas desapareci
Pra meu próprio enterro fui
Sozinha e chorando
Fiz um nó do lenço,
Mas esqueci depois
Que não era a única vez
E segui cantando.

Cantando ao sol como a cigarra
Depois de um ano debaixo da terra
Igual que sobrevivente
Que volta da guerra.

Tantas vezes te mataram
Tantas ressuscitarás
Quantas noites passarás
Desesperando.
Na hora do naufrágio
E à da escuridão
Alguém te resgatará
Para ir cantando.

Cantando ao sol como a cigarra
Depois de um ano debaixo da terra
Igual que sobrevivente
Que volta da guerra.

No hay comentarios:

 
Internet Marketingbackup software